5 de set de 2014

O abacate e seus benefícios



Diversos estudos já comprovaram que o abacate é um dos frutos que mais fornecem benefícios para nossa saúde. Apesar de ser um alimento muito gorduroso, fornece boa quantidade de boa gordura, como o omega 3.

Benefícios do Abacate


Os benefícios do abacate são muitos, e além de ingerir o abacate como uma fruta, você pode come-lo em saladas ou em vitaminas com leite desnatado. Esse fruto é rico em vitaminas, A, E, B1 e B2, além de ferro, magnésio e fosforo. O abacate também ajuda a aumentar o colesterol HDL, o chamado bom colesterol.

O abacate ajuda a na absorção de dois tipos de oxidantes carotenoides, o betacaroteno e o licopeno. Esses antioxidantes são melhores absorvidos quando acrescentamos pedaços de abacate ou até mesmo o óleo de abacate em uma salada.
Ao adicionar abacate a uma salada de cenoura, espinafre e alface  aumenta a absorção dos carotenoides provenientes dessas alimentos em mais de 200%.
Mas para obter um melhor aproveitamento dos benefícios oferecidos pelo abacate, é necessário descasca-lo de forma correta. As pesquisas concluíram que que os carotenoides estão localizados na parte verde escura da fruta, localizada logo abaixo da casca.
Você tem um melhor aproveitamento da parte escura descascando a fruta com as mãos, como se faz com a banana.

Apesar de ser rico em oxidantes, muitas pessoas não recomendam o abacate por ser uma fruta com alto teor de gordura e óleo tem fama de engordar.
No entanto a gordura contida nessa fruta traz muitos benefícios para a saúde. A grande parte dessa gordura são fitoesteróis, rica em campesterol e estigmasterol que são um dos principais suportes do sistema inflamatório. Estes compostos ajudam a manter nosso sistema inflamatório saudável.
O acido oleico presente no abacate oferece os mesmos benefícios do azeite e também ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas.
O abacate também é recomendado para quem sofre de artrite, pois suas gorduras possuem benefícios anti inflamatórios.
 
 Imagem Ilustrativa

Agora que você já sabe dos inúmeros benefícios do abacate, chegou a hora de preparar uma receita fácil de abacate e alface.

Ingredientes:
  • 2 Alfaces
  • 1 Abacate sem caroço
  • 1 Maço de cebolinha
  • 1 maço de coentro
  • 2 Limões
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1/3  Xícara de azeite extra-virgem
  • Pimenta preta moída
  • 1 Colher de sopa de grãos de mostarda

Faça um suco com os limões, junte o azeite, açúcar, a pimenta moída, e a mostarda. Lave o alface, e disponha em um recipiente.
Pique a cebolinha e o coentro e adicione ao recipiente com o alface, corte o abacate em fatias finas e junte com o alface, a cebolinha e o coentro.
Misture tudo e jogue um pouco de molho por cima.
Agora é só aproveitar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário