O treinamento funcional é um método de treinamento que visa o equilíbrio
 das estruturas musculares, a prevenção de lesões e a melhora na 
performance de atletas.
Muitas vezes, por questões estéticas ou mesmo falta de informação, as pessoas fortalecem apenas a musculatura mais superficial e de forma isolada, sem se preocupar com o movimento como um todo. Isso acontece na musculação convencional.
Os músculos fortes ficam cada vez mais fortes e conseqüentemente os músculos mais fracos (e não menos importantes) ficam cada vez mais fracos. Esta forma de treinamento gera um desequilíbrio progressivo, com redução da eficiência dos movimentos, o que se torna fonte de lesões comuns.
A forma com que os exercícios são realizados nos aparelhos convencionais de musculação reduzem a exigência da coordenação e estabilização que o exercício livre exige, pois estes aparelhos já servem como estabilizadores das articulações.
No treinamento funcional o trabalho muscular não é realizado isoladamente, isto é, os exercícios são executados de forma global (forma em que a musculatura é exigida nos movimentos do dia-a-dia ou de um esporte específico). Assim, toda a cadeia muscular é fortalecida, gerando mais força, potência muscular, estabilidade, equilíbrio e coordenação motora.
Além da tonificação muscular, o treinamento funcional implica numa maior
 complexidade do movimento e no envolvimento de várias capacidades 
físicas. Isso faz com que o organismo tenha um gasto energético muito 
maior, além de trazer grandes contribuições, como a melhora da 
flexibilidade, o emagrecimento, a otimização da coordenação motora, o 
ganho de equilíbrio e o condicionamento cardiorrespiratório. Isso tudo 
além de motivação e da elevada autoestima. 
Conheça e pratique!


 
Nenhum comentário:
Postar um comentário